16 de abril de 2012

Keep calm and...

Certamente vocês já viram nas redes sociais, principalmente no Facebook, os cartazes com as palavras de incentivo Keep Calm and Carry On. De uns tempos pra cá, esses dizeres têm proliferado na internet e trazido consigo diversas variações bem-humoradas para as mais diferentes situações.

Mas vocês sabem qual a origem do "Keep Calm and Carry On"? No início da Segunda Guerra Mundial, quando a Inglaterra estava sofrendo ameaça de invasão pelos alemães, o governo britânico decidiu espalhar pôsteres pelo país para incentivar o povo britânico nesse difícil momento. O primeiro deles, de uma série de três, dizia  "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory." ("Sua coragem, sua disposição, sua determinação nos trarão a vitória."). Foram produzidos 800.000 exemplares destes cartazes. Depois foram impressas 400.000 cópias da segunda leva de pôsteres de motivação, com as seguintes palavras: "Freedom is in Peril, Defend it with all your might." ( "A liberdade está em perigo, defenda-a com todo seu poder."). E, finalmente, o terceiro cartaz desenvolvido pelo governo foi o famoso "Keep Calm and Carry On." ("Fique calmo e siga em frente."), que não chegou a ser distribuído. Mas, no ano 2000, uma cópia foi encontrada nos arquivos do sebo Barter Books, localizado no nordeste da Inglaterra, e passou a ser divulgado.




Essas são imagens retiradas da internet, mas os pôsteres originais foram criados respeitando a mesma grafia e uma unidade de forma. A intenção do Ministério da Informação britânico era que os cartazes fossem facilmente reconhecíveis pela população. As mensagens eram do  Rei George VI, pai da Rainha Elizabeth, daí o desenho da coroa no topo.

Com a onipresença da internet a frase Keep Calm and Carry On foi espalhada pelos quatro cantos do mundo e hoje é uma febre, estampando camisetas, canecas e os mais variados produtos. Eu adoro as novas frases que surgiram a partir dela. É inacreditável a criativiade das pessoas, não acham!! heheh... Amei essas!!





Esse vídeo explica a história do Keep Calm and Carry On. É em inglês e não tem legenda.





Eu adorei conhecer essa história! A moda não parte de uma peça de roupa específica. Ao contrário, as tendências e a maneira como nos vestimos vêm de um movimento social. Por isso, o comportamento das pessoas faz a moda.

Beijos,
Paty.

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente adorei!!!! Muito interessante!