28 de maio de 2012

Fashion Rio - Verão 2013 por Festa no Closet

Entre os dias 22 e 26 de maio, passarelas de 29 marcas roubaram a cena do Jockey Club Brasileiro, na Gávea. O lugar, onde todas as atenções costumam se voltar pras pistas de corrida e pros belos cavalos, recebeu a 21ª edição do Fashion Rio, e mudou o foco pras passarelas e pras roupas e acessórios que os modelos desfilaram.


Eu acompanhei um pouquinho do evento in loco, assistindo à apresentação da Alessa, da TNG e do OEstúdio, e vi bastante do que a imprensa divulgou. Ao longo desses dias, vocês viram aqui no blog um breve resumo do que cada grife mostrou e agora eu vou falar um pouquinho das minhas impressões. Ou seja, do que gostei e do que pude perceber que estará em alta no próximo verão.

Então, vamos lá!

O CENÁRIO

Apesar de eu não ter tido a oportunidade de ir ao evento quando era no Píer Mauá, acho que a mudança pro Jockey foi bem sucedida. A vista é deslumbrante! O Cristo está bem ali pertinho, de braços abertos, nos fazendo lembrar o tempo todo o quanto o Rio é lindo. Além disso, colocaram mesinhas na varanda bem em frente às pistas, criando um clima super agradável pros visitantes.



A parte interna do evento também tava caprichada! Além de um lounge spa, foi montado um telão pra quem não tinha convite pras salas de desfile poder ficar ligado no que tava acontecendo.




TENDÊNCIAS


Muitas grifes apresentaram sapatos com a sola grossa. Acho que deixa a composição das roupas mais pesada, mas certamente é mais confortável do que os dapatos de salto com a frente rente ao chão. Para determinadas ocasiões eu gosto muito.

Em sentido horário: Alessa, Cantão, TNG e Coca-Cola Clothing.


O amarelo esteve muito presente nas coleções, o que eu acho ótimo!! Além de ser a cara do verão, é a minha cor preferida. :) É claro que é preciso tomar cuidado para não sairmos por aí de pintinho amarelinho, mas se a peça for de bom gosto deixa o look bem alegre.


Em sentido horário: Andrea Marques, Cantão, Sacada e Maria Bonita Extra.

Uma outra constante nas passarelas foi o estômago de fora. Isso mesmo, não é bem a barriga de muitas modelos que ficou à mostra. Com a combinação de calças ou shorts de cintura alta + tops ou blusas curtas, fica aparecendo a parte superior do abdômen. Essa tendência não é lá muito democrática porque, vamos combinar, é preciso estar com tudo em cima pra sair assim, né não!? Mas eu acho lindo! Cintura alta é super elegante. Bom, mesmo que poucas vão usar, pelo menos é um incentivo pra todo mundo antecipar o início do Projeto Verão 2013. Abdominal já!!


Em sentido horário: Maria Bonita Extra, Melk Z-Da, TNG e Sacada.


MEUS PREFERIDOS


Amei a coleção da COVEN!! Com inspiração náutica, a marca mineira trouxe muitas peças azuis e vermelhas, cores que eu adoro, principalmente se combinadas. Somaram-se a isso as calças curtas e os sapatos de bico fino, que acho super chique! Olhem esse vermelho metalizado, que lindo de viver!!




O jeans predominou no desfile da TNG, aparecendo em diferentes cores e em vários tipos de peças, da calça ao vestido. É um clássico, é atemporal e prático. Acho lindo um shortinho jeans na praia ou uma calça skinny num jantar, com uma camisa de seda mais arrumada e um salto. Enfim, eu adoro jeans e  curti muito a coleção da TNG.




Os desfiles de beach wear são um show à parte e a minha carioquice não me permite deixá-los de fora dos meus preferidos. Eu nem saberia escolher uma ou outra grife que gostei mais ou citar uma de que não gostei. Tem sempre um biquíni, uma saída de praia ou um shortinho que nos fazem torcer pro frio passar logo e querer caprichar mais na produção pra bater o chinelinho no calçadão, né!? Então, escolhi um look de cada uma das seis grifes de moda praia dessa temporada do Fashion Rio.


 1ª linha: Blue Man e Salinas
2ª linha: Lenny e Poko Pano
3ª linha: Triya e Cia. Marítima


DESTAQUES



A presença da atriz Ísis Valverde no desfile da TNG foi, na minha opinião, um dos grandes momentos dessa temporada do Fashion Rio. Eu assisti à apresentação na plateia e pude perceber a ansiedade do público para vê-la e como todos reagiam positivamente a cada uma de suas três entradas. Ísis "vestiu a camisa" da marca e encarnou a modelo, realizando um de seus sonhos, como ela mesma disse à imprensa que cobriu o evento. Não é à toa que ela está numa ótima fase de sua carreira.



A Reserva, que fez parte do line-up do São Paulo Fashion Week nos últimos três anos, encerrou os desfiles da 21ª edição do Fashion Rio com uma grande celebração em família. No lugar de modelos andando pela passarela, uma grande mesa de jantar e um sofá foram colocados entre as arquibancadas que acomodavam o público e, pelos móveis, atores de todas as idades, além da única modelo do casting Ana Cláudia Michels, passavam e "contracenavam" como se estivessem num encontro familiar. A intenção da marca era reunir no mesmo desfile as coleções da Reserva, linha masculina, da Eva, voltada para o público feminino, e Reserva Mini, de roupas infantis, sob o tema Família é o novo cool.

Eu li algumas matérias na internet dizendo que a performance prejudicou a visualização e análise das peças apresentadas. Infelizmente eu não estava lá, mas, pelo vídeo acho que realmente o foco foi desviado para as cenas dos atores. Mesmo assim achei incrível! Gosto muito de ideias criativas e de surpresas. E acho até que a forma como aconteceu o desfile pode instigar o público a procurar conhecer melhor as três marcas. Bom, vejam vocês e me digam o que acharam. É só clicar no link abaixo.



O Instagram, aplicativo queridinho do momento, foi pra mim um dos principais destaques do Fashion Rio. Por todo lado, seja nas salas de desfiles, seja nos outros ambientes do evento, se via smartphones em ação, registrando tudo e todos. E quem segue veículos de comunicação ligados à moda conseguiu ter uma boa noção do que tava acontecendo no Jockey nesses cinco dias de desfiles. Em tempo real, o Jornal O Globo, Canal GNT, as revistas Vogue, Elle, Glamour, Marie Claire, Harper's Bazaar Brasil, várias blogueiras, inclusive esta que vos escreve ;) , e o público em geral, proporcionaram uma cobertura completíssima e variada do evento, e trazendo a moda para mais perto da gente. Uma salva de palmas à tecnologia!!

Galera colocando os celulares pra trabalhar.


LAST, BUT NOT LEAST ;)


E pra terminar, o que usei nos três dias que fui ao Fashion Rio. A gente fica pensando no que usar num evento como esse, já que é de moda, mas no final das contas tem de tudo: gente mega arrumada, gente relax, o pessoal alternativo, e fora a galera que tá lá pra trabalhar.


Nos dois primeiros dias, como os desfiles eram às 22h, optei por roupas mais arrumadas e sapatos com um saltinho (detalhe que cortaram meus pés na foto do segundo dia, mas eu tava de sandália preta. rsrsrs). No terceiro, que era sábado e à tarde, acabei escolhendo peças que me deixavam mais à vontade e uma sapatilha pra aproveitar bem o espaço. Fui assim, ó:




E eu não podia deixar de mostrar a minha fotinho orgulho: eu com Lilian Pacce, apresentadora do GNT Fashion. Relevem a qualidade da foto de celular, tá!? O que vale é o registro desse meu momento tiete. heheh





Ufa! É isso, pessoal. Post enorme, eu sei, mas com tantas imagens e informações não daria pra ser diferente. E achei melhor colocar tudo num post só do que fazer vários pequenos.

Espero que tenham gostado!!

E preparem-se pro segundo round! De 11 a 16 de junho teremos São Paulo Fashion Week. Ihaaaa!!!

Beijoksss,
Paty.

3 comentários:

Josana disse...

Adorei o post, você escreve de uma forma bem gostosa... Parabéns!

Patricia Seraphico disse...

Oi, Josana. Muito obrigada!!
Fico feliz que você tenha gostado.
Bjinhoss,
Paty.

Cecilia disse...

Caprichou no post, hein Paty!! Gostei... :)
Beijos