11 de maio de 2012

Os Criadores - Valentino

Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu em Voghera, na Itália, há exatos 80 anos. Isso mesmo, hoje é o aniversário do famoso estilista Valentino!! Então, nada melhor do que lembrar sua história e sua carreira para homenageá-lo, né!?





Sua relação com a moda começou ainda na adolescência. Na década de 50, foi estudar em Paris, na Chambre Syndicale de La Couture Parisienne. Em 1959, abriu em Roma seu primeiro ateliê, chamado Via Condotti.

No final dos anos 60, já admirado por estrelas de Hollywood, Valentino conheceu Giancarlo Giametti, de quem se tornou sócio, o que fez aumentar ainda mais o poder de sua marca. Em 1972, o estilista lançou as linhas masculina e feminina de prêt-à-porter.

Hoje Valentino não é mais detentor de sua marca, que foi vendida a um grupo de investidores. A despedida de Valentino da área de criação da casa foi oficializada por um desfile de alta costura em Paris, em janeiro de 2008, após 45 anos de carreira.  "As the English say, I would like to leave the party when it is still full", disse ele. (Como dizem os ingleses, eu quero deixar a festa enquanto ela ainda está cheia. - Tradução livre)


Modelos no último desfile de Valentino, no Musée Rodin, em Paris.


Com a saída de Valentino, a direção criativa da maison foi assumida por Alessandra Facchinetti, que ficou apenas duas estações neste posto, sendo substituída pela dupla Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli, que está até hoje à frente da área de criação da marca.

A moda de Valentino é atemporal, e ao mesmo tempo clássica e luxuosa. Em entrevista à Veja, para a Edição Especial Mulher, de maio de 2004, Valentino disse: "O estilo Valentino pode ser descrito em três palavras: romance, elegância e sedução". E mais: "A mulher Valentino é confiante, gosta de marcar presença e de se dar prazer. Definitivamente não é uma mulher tímida."

Uma das principais marcas do costureiro é o chamado "vermelho Valentino", que surgiu com um vestido cor de papoula apresentado em sua primeira coleção.


Valentino à frente dos vestidos vermelhos que
foram expostos na retrospectiva de seus 45 anos de carreira.


Vejam alguns modelos usados por celebridades em importantes eventos de 2011.

Anne Hathaway de red Valentino no Oscar 2011, do qual foi apresentadora.



Emma Watson no BAFTA 2011.



Princesa Beatrice no casamento do primo William com Kate Middleton, em abril de 2011.
Pena que o adereço da cabeça, criado por Philip Treacy, era assim, digamos, ousado! ;)



No MET Gala desse ano (vocês viram os detalhes nesse post?), Valentino vestiu Sarah Jessica Parker e Lily Collins, atriz que faz a Branca de Neve no recém-lançado filme 'Espelho, espelho meu'. Bom sobre o vestido da Sarah, eu já dei minha opinião. Confesso que não gostei. Acho que é uma mistura de cortina com camisola. O da Lilly eu achei lindo, bem romântico. Acho que combinou com ela.





"I know what women want, they want to be beautiful." ("Eu sei o que as mulheres querem, elas querem ser bonitas.") - Valentino


 
Eu adorei saber mais sobre a vida e a carreira do Valentino e compartilhar aqui com vocês. Espero que tenham gostado!!

 
Buon compleanno, Valentino!! ;)

Beijos,
Paty.


Nenhum comentário: